domingo, 24 de outubro de 2010

Pensamento Vertical X Pensamento Horizontal

Durante a semana, li a revista "Literatura", da Editora Escala. Dentre várias reportagens, uma me chamou muito a atenção. Esta tratava sobre a desmistificação dos pensamentos humanos após a Idade Média, mais precisamente no Renascimento, o qual nomearam como " pensamento horizontal", que veio para bater de frente ao "pensamento vertical". Durante a Idade Média a elevação do espírito era prioridade, podendo ser percebida até mesmo na arquitetura, devido às altíssimas torres das catedrais góticas. A valorização das virtudes era uma das principais características. O homem admitia a sua insignificância diante daquilo que é sagrado. Porém, veio o Renascimento e seu "pensamento horizontal", pregando a razão acima de tudo. O homem deixou de olhar para cima, olhando somente para aquilo que cercava a sua vida material. A ganância surgia a todo vapor, com o pensamento expansionista, voltado somente à dominação.
Isto nos faz pensar: será mesmo que a razão é a solução para o desenvolvimento tecnológico? Ou será que um equilíbrio entre fé e razão, verticalidade e horizontalidade, céu e terra, Deus e homem não traria um progresso maior à humanidade? Lembremos que o pensamento horizontal nos trouxe muitos avanços, mas trouxe também um estreitamento nos conhecimentos de cada homem, trouxe-nos a luta desenfreada e recíproca pelo poder, além de inúmeras guerras.

2 comentários:

  1. Que tal um encontro entre vertical e horizontal? Uma perpendicular, talvez? Um desequilíbrio que resulta em um novo equilíbrio?
    =)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia da perpendicular =)

    ResponderExcluir